Um vídeo que mostra uma abordagem de uma equipe do Ronda no Bairro foi divulgado nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 18. As imagens mostram que um agente uniformizado agrediu um rapaz com um soco em cheio no rosto enquanto ele era abordado por outro agente. Após a agressão, o jovem e uma mulher foram derrubados no chão e houve tumulto. O caso teria acontecido na tarde dessa segunda-feira, 17, na Avenida Benedito Bentes, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, e registrado em imagens por populares.
As imagens mostram num primeiro momento o homem tentando acalmar a mulher, identificada como Joyce, que estava buscando se desvencilhar dele. Logo depois, um agente do Ronda se aproxima dos dois e questiona o que estava acontecendo. Neste momento o rapaz toma à frente da mulher e responde ao agente. Ele chega a concordar com o pedido para que os dois se acalmassem, mas o outro agente que estava perto retira a balaclava que estava no rosto e desfere o soco no rosto do homem.
Após outras pessoas entrarem na confusão, os agentes tentam afastar o rapaz e uma outra mulher agarra a vítima por trás. Nesse momento, os dois são derrubados no chão e cerca de cinco agentes ficam em cima do homem agredido. Um deles chega a colocar os dois joelhos sobre o corpo da vítima para imobilizá-la. Já a mulher, também caída, tenta reagir, mas é controlada pela equipe.
Seu Antônio Carlos, que estava de passagem por um posto de combustíveis próximo ao local da abordagem, disse ao TNH1 que presenciou as cenas de violência e confirmou para a reportagem que o jovem não havia reagido e, até então, atendido os comandos da equipe.
“Eu estava abastecendo no posto no fim da tarde de ontem e presenciei tudo. Um casal estava a pé, e foi abordado pelos agentes. Essa abordagem eles sempre fazem, pela localidade, não sei, mas sempre fazem isso para ver se há drogas com suspeitos. Mas pelo que vi, o casal não fez nada para ter acontecido aquela violência”, contou.
A reportagem entrou em contato com o Ronda no Bairro e foi informada de que o caso já está sendo apurado pela Superintendência do programa. Segundo a nota enviada pela assessoria de comunicação da Ronda, um processo administrativo vai ser aberto para averiguar a conduta dos agentes de proximidade nesta abordagem.
Leia a nota na íntegra:
Implantado em 2018, o Programa Ronda no Bairro age tendo como base quatro eixos: segurança de proximidade, abordagem social, atenção à população em vulnerabilidade social e requalificação de espaços públicos de convivência mútua, atuando, assim, de forma pacífica, humanizada e acolhedora. Diante disso, não há espaço para qualquer tipo de ação diferente dos preceitos básicos instituídos.
As informações recebidas estão sendo averiguadas por meio da Superintendência do PRB. Destacamos que o Ronda no Bairro repudia todo e qualquer ato de agressividade de seus colaboradores ou qualquer outro indivíduo, e atitudes assim não serão toleradas.
A preocupação com o bem-estar social e com a prevenção à violência é base do Programa, sendo, inclusive, uma das poucas instituições de Segurança Pública a contar com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que, diariamente, fazem o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, para ajudá-las a escapar das dificuldades na qual se encontram.
A Superintendência do PRB destaca que um processo administrativo está sendo aberto para averiguar a conduta dos agentes de proximidade, assim como os protocolos éticos serão reforçados pelos comandantes de área.
0 Comentários