O que venda PAP ?
A venda porta a porta consiste em efetuar visitas aos possíveis compradores objetivando a oferta de produto ou serviço. Esta sistemática de vendas está intimamente ligada a alguns produtos, como consórcio, planos de saúde, seja físico ou bucal, como também a outros dentro do segmento de vendas externas.
Vamos recordar:
Lembramos de histórias de livros ou pesquisas do cacheiro viajante. O caixeiro-viajante é o mercador ambulante que vende produtos fora das regiões onde eles são produzidos, isto é, que percorre as ruas e estradas a vender seus produtos, principalmente manufaturados
Certo , vamos voltar ao PAP.
Vender produtos de porta em porta é uma forma de venda muito antiga e pode ser considerada uma boa aliada na promoção do seu negócio e, consequentemente, na venda de mais produtos. A venda porta a porta apresenta vantagens, como proximidade com o cliente e menor custo, pois apresenta desvantagens, como cliente não querer ser incomodado, medo da violência e rejeição.
Muitas pessoas nem percebem que o trabalho de porta em porta ainda existe. Eles dizem que esta é a melhor educação em vendas que você pode receber. As vendas instantâneas podem ensinar uma experiência valiosa aplicável a todos os tipos de vendas. Veja dicas: “Rejeitar” o mais rápido possível Você será rejeitado. muitas vezes. Não há como resolver esse problema. A maioria das pessoas é muito educada. Mesmo que você não esteja interessado em comprar, eles permitem que você faça um discurso. O tempo é o seu recurso mais importante. Mas no começo você tende a perder muito tempo com pessoas que não compram. Por isso é necessário fazer uma regra: Não fique em casa por mais de 20 minutos. Uma forma importante de atingir esse objetivo é ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis quando recusam. Fale primeiro com clientes em potencial. Portanto, antes de fazer uma demonstração do produto que você está vendendo, diga:
“Acho que entendo quais são seus problemas e como isso pode ajudar. Vou lhe mostrar o que tenho aqui e você me informa se é algo que pode ajudá-lo ou não.”
Dessa forma, é menos provável que os clientes deixem de dizer “não” por educação. Mas há também outro benefício: eles estão mais dispostos a dar uma olhada séria no produto, uma vez que você os sinta confortáveis em dizer não.
Para ter uma idéia se alguém é um comprador em potencial, você precisa aprender dicas sutis. No começo, o foco está no que dizer após a ansiedade passar.
O que é Linguagem Corporal?
A linguagem corporal é uma forma de se comunicar sem usar as palavras – algo que, muitas vezes, acontece de forma inconsciente. Nossos gestos, posturas, expressões faciais, movimentos dos olhos, entre outras atitudes não-verbais, também comunicam algo às pessoas à nossa volta.
Super Dica
O Vendedor:
- – Vista-se corretamente. …
- – Comece com um aperto firme de mãos. …( em tempos de covid mudamos a saudação)
- – Tenha uma postura corporal correta. …
- – Olho no olho, sempre. …
- – Gesticule enquanto fala. …
- – Utilize de técnicas da rapport. …
- – Mostre-se com confiança. …
- – Procure liderar a conversa.
O que é rapport?
Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência.
Sinais negativos e positivos
O vendedor fez um atendimento impecável, apresentou todas as características e benefícios do produto e, ao final, o cliente foi embora sem fechar a compra. O que aconteceu? Talvez o profissional tenha esquecido de verificar os sinais que o consumidor enviava e que diziam que ele não estava empolgado com a apresentação.
Linguagem corporal Negativa:
Braços cruzados
Pés apontados para uma direção contrária
Fica colocando objetos entre ele e o vendedor
Mãos para cima
Evita o contato visual
Inquietação, fica se remexendo
Linguagem corporal positiva:
Posição espelhada (igual à do vendedor)
Pés apontados em direção ao vendedor
Corpo inclinado para frente (em direção ao vendedor)
Postura com peito aberto
Contato visual constante
Mãos fixas/sem muito movimento das mãos
Como agir em caso de sinais negativos
Se você, vendedor, identificou que a linguagem corporal do seu cliente indica que ele não está nem aí para a venda, o que fazer nesse caso? Aí vão algumas dicas para usar a sua própria linguagem corporal para tentar reverter essa situação:
Sorria: É difícil não reagir a um sorriso! Sorrir é uma das principais armas em sua linguagem corporal para baixar a guarda de quem está na sua frente. Use-a sempre!.
Foque no cliente: Não deixe que o produto, o ambiente da loja ou qualquer outra coisa lhe distraia. Você precisa focar no cliente quando estiver falando com ele. Direcione o corpo e o olhar para o consumidor. Mostre que está prestando atenção nele e que está à disposição para ajudar.
Movimente-se para criar engajamento: Não fique parado enquanto falar do produto. Sua movimentação trará mais energia à apresentação. Além disso, vai evitar que o cliente fique entediado e se distraia e irá chamar a atenção dele para você. Mas, é claro, você não precisa inventar uma coreografia e fazer acrobacias para chamar atenção. O exagero, aliás, pode provocar um efeito contrário – o cliente pode se sentir feito de palhaço! Não é isso que você quer, é?
Muito importante estudar a Neurociência.
Neurovendas é uma estratégia que mescla a neurociência ao marketing de vendas. O objetivo é tanto aumentar as vendas quanto gerar mais valor ao seu negócio — no final das contas, isso é o mais relevante para que um empreendimento consiga se manter firme no mercado.
Vou deixar um link legal para quem quiser se aprofundar mas um pouco.
Então estamos vendo e entendendo que vender não é tão simples assim temos que estuda e evoluir sempre.
Simples, não? Agora é com você! Boa sorte e ai manda uma mensagem dizendo o que achou.
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