Procurando a palavra “juramento” no dicionário, encontramos a seguinte definição:
“Fazer ou prestar juramento, fazer afirmação ou promessa solene em que se invoca por testemunho coisa ou entidade tida como sagrada.”
Fonte: dicio.com.br
Diante disso, o juramento é momento mais importante na cerimônia vivida no dia da Colação. É o exato momento que a turma, até então composta por universitários, passa a ser composta por profissionais da área. Os formandos se tornam, oficialmente, colegas de profissão. Este, então, consiste no comprometimento dos profissionais em exercer a função com ética e dedicação.
Para realizar a solenidade, os alunos escolhem um representante entre eles para ser o Juramentista. O mesmo irá ler o Juramento, de forma pausada, e os demais alunos repetirão o que for dito.
Este momento é tão importante, que alguns atos indevidos podem cancelar a validação do mesmo, fazendo com que os alunos se formem meses depois. Como foi o caso da turma de Cinema da PUC-Rio em 2013. A juramentista da turma acrescentou, ao final de cada frase, as palavras “… ou não” em tom de brincadeira, o que invalidava tudo o que havia sido dito no juramento.
“Prometo exercer minha profissão/ com espírito de quem se entrega / a uma verdadeira missão de serviço / tendo sempre em vista o bem comum; ou não
Dedicar-me a conhecer e avaliar / a realidade social / e aprofundar meus conhecimentos / a fim de satisfazer as necessidades da sociedade; ou não
Aplicar-me à busca da verdade / à realização da justiça / e à defesa dos direitos fundamentais do homem, ou não.”
Diante destra brincadeira, a reitoria da universidade decidiu cancelar o juramento e duas novas cerimônias alternativas foram marcadas meses depois.
Link para a noticia da turma:
0 Comentários