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Ricardo Coelho

19 de março de 2022
última atualização em 19 de março de 2022 às 21:03

Os benefícios e como aplicar uma boa Gestão Comercial

O que é gestão comercial?

Gestão comercial nada mais é que o ato de gerir o setor de vendas de uma empresa, indústria, organização. Para isso, serão necessárias habilidades diversas, desde administração, gestão de pessoas e processos, Recursos Humanos (RH), marketing, vendas, entre muitos outros!

Benefícios e como aplicar uma boa Gestão Comercial

Os benefícios e como aplicar uma boa gestão empresarial. Uma boa gestão empresarial é mais do que gerir recursos. Envolve conhecimento em vários campos, como marketing, vendas, gestão de recursos humanos, etc. Não pode ser ignorado de qualquer maneira. Por isso, para que a sua empresa alcance um crescimento sustentado, é fundamental ter uma organização e processos claros, uma boa gestão dos recursos do setor comercial. Fique ligado! Neste artigo, mostraremos os fundamentos da aplicação de uma boa gestão empresarial e por que ela é tão importante.

Aplicar gestão comercial com eficiência é fundamental para a construção de um crescimento sólido.

Desenvolver um processo bem construído, onde gestor e equipe conseguem utilizar as ferramentas de forma clara e objetiva para alcançar metas, traz muitos benefícios a curto, médio e longo prazo para os negócios.

O foco principal está no aumento das vendas de um produto ou serviço, é claro. Mas existem outros benefícios que uma boa gestão comercial traz para um empreendimento. Confira a seguir os principais:

Ter uma boa gestão é o sonho de toda empresa. Mas, aplicar uma boa gestão comercial requer a adoção de boas práticas e o uso de ferramentas que vão ajudar na automatização e otimização dos processos.

O gestor comercial assumirá diferentes responsabilidades, unindo suas habilidades em diversos campos (marketing, vendas, gestão de pessoas), para influenciar diretamente nos resultados com suas estratégias e liderança da equipe de vendas.

Em primeiro lugar, elabore um método de geração de leads, porque é uma condição básica para quem quer vender produtos ou serviços no meio digital. Com isso, você vai receber informações importantes sobre os potenciais clientes.

Mas se engana quem acredita que isso deva ser feito a todo custo. É essencial que seja criado um relacionamento entre empresa e consumidor.

Existem diversos métodos para geração de leads ao oferecer recursos de uma página em troca de informação, como e-books, planilhas, envolvimento direto com leads por meio de chats, co-marketing, entre outros.

Faça um planejamento das vendas

Aqui, o planejamento estratégico é a estrela, porque ele define as metas para o setor comercial, que devem, é claro, ser realistas.

É fundamental que o gestor comercial tenha um conhecimento profundo do segmento e do mercado, para desenvolver o planejamento. Ele precisa dominar todas as situações e construir a estrutura da equipe de vendas.

Ele também definirá metas coletivas e individuais. Além disso, vai revisar constantemente a meta, para saber o que é preciso para alcançá-la ou se é possível fazer mais.

A estratégia de captação de clientes deve estar alinhada com o perfil de cliente ideal, para que as vendas sejam feitas de forma aprimorada. É fundamental atuar junto também da equipe de marketing, para garantir o sucesso do planejamento.

Monte um time qualificado e capacitado

O gestor comercial tem papel fundamental na construção da equipe de vendas. É dele a missão de trazer profissionais que tenham fit com os objetivos da organização.

Com um planejamento de vendas bem estruturado, é possível encontrar vendedores com as qualidades capazes de ajudar na evolução do relacionamento com o cliente. Ou, ao menos, que ele consiga atender às necessidades mais urgentes e possa ir se desenvolvendo.

Depois que a contratação é feita, invista em treinamento. Muito treinamento. Para usar ferramentas, aumentar produtividade, desenvolver técnica de vendas, entre outros temas fundamentais.

Revise todos os seus processos para manter a boa Gestão Comercial

Na vida, tudo se transforma. Não seria diferente com um processo de vendas, que não ficará intacto durante toda a jornada de crescimento da empresa.

É fundamental revisar com frequência o processo de vendas. O gestor comercial vai utilizar dados e informações de sistemas, como o CRM, para entender como e quando aplicar mudanças na estratégia para corrigir eventuais falhas.

Use o conhecimento da empresa e também do mercado para tomar uma decisão. Confie na sua estratégia, mas lembre-se que ela pode ser sempre alterada.

Consulte a satisfação dos seus clientes

Vender sempre é importante, não é mesmo? Sim, mas não podemos esquecer dos clientes que já conquistamos e continuam consumidores.

Dessa forma, evitar que os clientes deixem de pagar pelos seus produtos ou serviços é outro ponto que o gestor comercial deve ter atenção. Evitar cancelamentos ajuda não só na manutenção da empresa, mas no crescimento da carteira de clientes.

Portanto, esteja atento ao relacionamento entre clientes e empresas, principalmente das chamadas key accounts.

Monitore seus Concorrentes

A concorrência também está tentando crescer e vai implementar estratégias para conquistar clientes, assim como sua empresa. Por isso, é responsabilidade do gestor não perder os concorrentes de vista.

Nesse ponto, ele vai contar com grande ajuda de setores como o marketing, que podem monitorar com precisão o que está sendo feito, como os potenciais clientes estão sendo incentivados a consumir, quais são os benefícios oferecidos pela concorrência, etc.

O objetivo aqui é simples: perceber se a sua empresa é competitiva e como fazer para fortalecer a sua competitividade

Para se tornar um bom gestor comercial, é preciso aprender a construir um processo com maestria, aplicando técnicas de vendas e boas práticas para ajudar sua empresa a crescer com solidez.

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