Podemos definir Transmídia claramente e objetiva como a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias, onde o foco, na verdade, é a história a ser transmitida.
O termo transmídia significa que diferentes mídias são utilizadas para transmitir mensagens distintas, mas que se completam em uma narrativa. Nas campanhas publicitárias, por exemplo, a narrativa transmídia pode ser utilizada para criar anúncios nas redes sociais, sites e em vídeos no YouTube.
Para criar uma história transmídia, você precisa de pelo menos três mídias diferentes, que dão ao projeto mais variedade e criatividade. O conteúdo é original e exclusivo para cada plataforma. A história que temos deve ser nova, original e específica para cada plataforma.
Como surgiu o termo transmídia? O termo transmídia foi citado pela primeira vez em 1991, nos Estados Unidos, pelo professora Marsha Kinder. No entanto, ele se popularizou apenas em 2003 quando o professor Henry Jenkins do Massachusetts Institute of Technology, publicou um artigo na revista Technology Review.
Dica:
Henry Jenkins é um norte-americano estudioso dos meios de comunicação. Ele é considerado “um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade”. Durante os anos de 1993 e 2009 ele esteve a frente do programa de Estudos de Mídia Comparada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Então proponho resumirmos:
Existe três aspectos principais de uma estratégia de narrativa transmídia que são histórias, tecnologia e público.
A narrativa transmídia no cinema vai além da adaptação fílmica. Ela recorre a vários meios para contar uma mesma história, que pode começar em um filme, passar por uma série e terminar nos quadrinhos. Se você precisa de um exemplo prático para compreender esse conceito, pense na saga Star Wars.
Gostou se tiver alguma dúvida pode mandar um direct, obrigado e não esqueça de comentar e compartilhar.
0 Comentários