As soft skills são, em linhas gerais, as habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias. Ou seja: elas estão diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor.
soft skills traduzindo: habilidades interpessoais
No nosso mercado de trabalho é importante saber explorar os soft skills?
Claro que sim com toda certeza! Em um cenário em que a soma de desempregados no Brasil é enorme, investir em competências comportamentais – como soft skill fara você ter uma oportunidade em um mercado de trabalho competitivo.
08 soft skills para você desenvolver urgente!
Relacionamento interpessoal:
Importante ter relações necessárias e estabelecidas dentro da própria equipe, há muitas áreas dentro de uma organização que conversam entre si. Uma boa conexão entre colaboradores de diferentes áreas (Recursos Humanos , Comercial e Financeiro, por exemplo) ajuda a atingir melhores resultados.
Comunicação eficaz:
A comunicação eficaz é aquela que atinge seus objetivos de maneira clara, precisa e utilizando o mínimo de recursos possível — incluindo o tempo. Também é uma comunicação com essa característica aquela que não deixa dúvidas sobre a mensagem transmitida e que é verdadeiramente esclarecedora sobre o assunto tratado.
Escrita:
Muitas relações de trabalho se dão por e-mails, contratos ou algum tipo de programa de mensagens instantâneas. Saber escrever corretamente é garantir uma boa comunicação e aprimorar sua imagem como colaborador.
Colaboração:
A colaboração é uma parceria, uma união, o ato de produzir ou fazer algo em conjunto. A colaboração acontece entre duas ou muitas pessoas, desconhecidos ou melhores amigos. Colaborar é se comprometer com a possibilidade de produzir um resultado maior do que aquele que seria desenvolvido isoladamente
Empatia:
Essa soft skill também se relaciona diretamente com a comunicação. Ela que vai ajudar a liderar e obter maior dedicação de seus parceiros de equipe. Colocar-se no lugar do outro é tratar todos com respeito e educação, principalmente em situações mais difíceis. Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções
Flexibilidade:
Cada vez mais o mercado exige que os profissionais saibam se reinventar. Novas demandas surgem a cada dia, tanto para futuros desafios quanto para cargos já em vigência. Não faz muito tempo o Excel era o carro chefe hoje também tem que ter o Power bi.
Liderança:
Muitos pensam que o fator mais importante na liderança é conseguir que as pessoas obedeçam. Mas a experiência nos mostra que o mais importante é conseguir gerar nos liderados uma disposição autodeterminada para fazer o que seja necessário para o sucesso do grupo.
Negociação:
Negociação é “um processo de comunicação.”
Negociação é também “um processo de interação social, que envolve duas ou mais pessoas, a respeito de seus interesses, identidades e cognição, dedicadas ao alcance de um acordo sobre a substância negociada através de ganhos mútuos.”
Negociação é uma forma de resolução de conflitos em que as partes dialogam diretamente. Ou seja, ao oferecer o serviço de negociação online, terceiros não interferem nas propostas de ambas as partes, somente oferecem meios para que essas propostas sejam levadas para a parte contrária de uma forma mais fácil.
Para desenvolver soft skills, você pode:
– Investir em autoconhecimento;
– Aprender a gerenciar o seu tempo;
– Entender quais habilidades deseja desenvolver;
Espero que você tenha compreendido à importância dos soft skills tanto para a vida como para o trabalho. Eles vão influenciar a maneira como a pessoa lida com equipes, desafios, clientes etc. Logo, essas habilidades podem ser o diferencial no momento de conquistar uma vaga no mercado ou empreender.
Obrigado!
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