O que é o Design Thinking?
Basicamente, o Design Thinking é uma abordagem, um conjunto de processos que visam solucionar um problema. O grande diferencial desse método é justamente sua praticidade e perspectiva diferenciada dos problemas apresentados.
Primeiramente, é um processo com foco em pessoas. Não apenas o público-alvo, mas também a própria equipe interna, todos são ferramentas importantes quando o assunto é Design Thinking. Isso faz com que essa se torne uma abordagem muito empática, buscando sempre soluções que satisfaçam o público, a equipe interna, e nos lembre da importância das pessoas no funcionamento de cada negócio.
Além disso, o Design Thinking é um processo que busca a criatividade. A ideia é que problemas diferentes exigem abordagens diferentes, e a empresa capaz de moldar seus planos de ação de acordo com a dificuldade apresentada se destaca no mercado.
Como pode ver, esse método é extremamente versátil, aplicável à diferentes áreas e mundialmente conhecido. Porém, sabemos queremos nos atentar somente à definição. Está na hora de entender melhor o poder dessa metodologia e conhecer cada uma das suas principais etapas.
Qual A Origem Do Termo Design Thinking?
Nos Estados Unidos, o termo design thinking já era utilizado desde os anos 1970, em áreas como ciência, engenharia, arquitetura, educação e pesquisa acadêmica.
No geral, era usado com o significado parecido ao que tem atualmente: uma abordagem criativa para a resolução de problemas.
A sistematização das ideias por trás do design thinking na metodologia que conhecemos hoje, voltada para a administração de empresas, credita-se a Tom e David Kelley e a Tim Brown.
Os irmãos Kelley fundaram em 1991 a IDEO, empresa de consultoria em design reconhecida mundialmente.
O britânico Tim Brown é o atual CEO e presidente da empresa. Também é o autor do livro Change by Design.
A obra que explica a abordagem foi lançada em 2009 e virou best seller entre empreendedores do mundo todo.
Design Thinking no seu negócio: as 5 etapas
Logo de início, vamos deixar claro que cada uma destas etapas pode variar de acordo com seu negócio. Quem dirá como a ferramenta deve ser utilizada é você, pois só quem conhece o próprio negócio sabe das suas reais necessidades.
Imagine que você acaba de comprar um quebra-cabeça. Está diante da caixa e precisa começar a montagem, mas não sabe por onde começar, qual o processo que vai te garantir a montagem mais rápida e quais etapas seguir. Este processo é o design thinking.
- Imersão
É a fase de entendimento.
Começa por entender a si mesmo, com ferramentas como a análise SWOT, que estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa que impactam no projeto.
Antes disso, é discutido em detalhes qual é o problema enfrentado e é definido o escopo e os limites do projeto.
A imersão é uma fase em que muito material de estudo é gerado.
Nela, são considerados diversos pontos de vista e perspectivas. Também há muita pesquisa exploratória e de referência.
Depois dessa parte preliminar, tem início a imersão profunda, com entrevistas e trabalhos de campo, o que gera insights que serão usados depois.
2.0 Análise
Nesta fase do design thinking, é o momento de organizar as informações coletadas anteriormente. Aqui não existe fórmula, nem uma única maneira de organizar, o que você quer é encontrar padrões, maneiras de relacionar os dados e agrupá-los de maneira que façam sentido.
Para isso, o modelo de organização pode ser arbitrário, mas também lógico, recorrendo a abordagens visuais, gráficas, mapas mentais, toda a ajuda é bem-vinda. No final, é esperado que se obtenha um entendimento maior de como as informações se relacionam.
3.0 Ideação
Ideação Ou Ideation
Essa é a etapa na qual a equipe de trabalho começa a pensar em uma solução para o problema apresentado.
Aqui, é preciso entender que nenhuma solução é ideal.
Vão surgir inúmeras ideias, sempre tendo como base as necessidades identificadas nas fases anteriores.
Devem ser usados métodos para explorar ao máximo a criatividade dos colaboradores, que estimulem o pensamento fora da caixa.
Para que eles se sintam à vontade para apresentar até as ideias mais ousadas, não pode haver julgamentos de valores.
A equipe precisa ter a liberdade para experimentar e errar. Sim, errar, pois o medo da falha ou da crítica é o principal agente inibidor da criatividade e inovação.
Não se trata de incentivar o erro, mas sim a geração de possibilidades.
4.0 Prototipagem
Prototipação Ou Prototipagem
Várias pesquisas no Brasil e no mundo já mostraram que a maior parte das empresas, dos produtos e dos serviços que são lançados no mercado falham.
Nem sempre isso acontece por conta de uma negligência boba do empreendedor.
É que são tantas as variáveis envolvidas que, às vezes, só é possível conferir o resultado de uma ideia na prática.
Quem adota o design thinking não tem medo de assumir esse risco. Pelo contrário: o utiliza a favor do seu projeto.
A ideia do protótipo consiste em produzir um Mínimo Produto Viável, conhecido pela sigla MVP.
A partir das ideias geradas na etapa anterior, é criada uma versão simples do produto, que pode ser produzida rapidamente, sem gastar muitos recursos, em um período de testes.
O protótipo serve para sentir como a solução se comporta na prática.
Ela realmente atende às necessidades do consumidor final?
Temos aí uma oportunidade de responder a essa e outras perguntas.
O segredo é fazer um acompanhamento muito próximo de como se comporta o produto ou serviço criado, colhendo insights sobre o que funcionou e o que deve ser corrigido.
5.0 Testagem
Por fim, protótipo em mãos, é chegado o momento de testá-lo. Novamente, as pessoas são o grande foco desta abordagem. Logo, a melhor forma de garantir a eficiência da solução é implementá-la com aqueles que realmente são seu foco. É o equivalente a lançar uma versão beta da sua solução final, a fim de detectar possíveis erros, entender o que deu certo e o que precisa ser repensado e reprojetado.
Esta fase, juntamente com a anterior, corresponde ao teste dos diferentes métodos de solução do nosso quebra-cabeça hipotético. É na tentativa e erro que se vai construindo o modelo ideal e finalmente a imagem começa a tomar forma e você por fim o completa. Meus parabéns, encontrou a solução.
Dica:
Brainstorming
É uma reunião (de preferência feita com uma equipe multidisciplinar) na qual o único objetivo é pensar em ideias, apresentá-las e discuti-las.
A premissa é que seja um ambiente para ousadia completa, sem nenhum tipo de crítica ou julgamento.
A filtragem das ideias será feita em outro momento.
World Café
É um método de incentivo ao diálogo entre funcionários de diferentes setores e hierarquias, no qual um grande grupo é dividido em várias mesas (como em um café) e, de tempo em tempo, um membro é trocado.
A conversa – sobre um problema determinado previamente – contínua de onde parou, com um novo integrante na mesa.
Transformações culturais, demográficas, financeiras e tecnológicas acontecem cada vez mais rápido.
E é claro que tudo isso se reflete no mercado.
Assim, espero que o design thinking tenha se tornado claro para você, como também sua eficiência na busca por soluções. Nesse sentido, todo o processo de desenvolvimento e resolução de problemas só se transforma em solução a partir do protótipo. É é nesta fase que uma ajuda externa pode ser o ideal para garantir resultados mais satisfatórios.
Boa Sorte!
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