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Ricardo Coelho

11 de novembro de 2022
última atualização em 11 de novembro de 2022 às 20:11

O que é o Design Thinking?

O que é o Design Thinking?

Basicamente, o Design Thinking é uma abordagem, um conjunto de processos que visam solucionar um problema. O grande diferencial desse método é justamente sua praticidade e perspectiva diferenciada dos problemas apresentados.

Primeiramente, é um processo com foco em pessoas. Não apenas o público-alvo, mas também a própria equipe interna, todos são ferramentas importantes quando o assunto é Design Thinking. Isso faz com que essa se torne uma abordagem muito empática, buscando sempre soluções que satisfaçam o público, a equipe interna, e nos lembre da importância das pessoas no funcionamento de cada negócio.

Além disso, o Design Thinking é um processo que busca a criatividade. A ideia é que problemas diferentes exigem abordagens diferentes, e a empresa capaz de moldar seus planos de ação de acordo com a dificuldade apresentada se destaca no mercado.

Como pode ver, esse método é extremamente versátil, aplicável à diferentes áreas e mundialmente conhecido. Porém, sabemos queremos nos atentar somente à definição. Está na hora de entender melhor o poder dessa metodologia e conhecer cada uma das suas principais etapas.

Qual A Origem Do Termo Design Thinking?

Nos Estados Unidos, o termo design thinking já era utilizado desde os anos 1970, em áreas como ciência, engenharia, arquitetura, educação e pesquisa acadêmica.

No geral, era usado com o significado parecido ao que tem atualmente: uma abordagem criativa para a resolução de problemas.

A sistematização das ideias por trás do design thinking na metodologia que conhecemos hoje, voltada para a administração de empresas, credita-se a Tom e David Kelley e a Tim Brown.

Os irmãos Kelley fundaram em 1991 a IDEO, empresa de consultoria em design reconhecida mundialmente.

O britânico Tim Brown é o atual CEO e presidente da empresa. Também é o autor do livro Change by Design.

A obra que explica a abordagem foi lançada em 2009 e virou best seller entre empreendedores do mundo todo.

Design Thinking no seu negócio: as 5 etapas

Logo de início, vamos deixar claro que cada uma destas etapas pode variar de acordo com seu negócio. Quem dirá como a ferramenta deve ser utilizada é você, pois só quem conhece o próprio negócio sabe das suas reais necessidades.

Imagine que você acaba de comprar um quebra-cabeça. Está diante da caixa e precisa começar a montagem, mas não sabe por onde começar, qual o processo que vai te garantir a montagem mais rápida e quais etapas seguir. Este processo é o design thinking.

  1. Imersão

É a fase de entendimento.

Começa por entender a si mesmo, com ferramentas como a análise SWOT, que estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa que impactam no projeto.

Antes disso, é discutido em detalhes qual é o problema enfrentado e é definido o escopo e os limites do projeto.

A imersão é uma fase em que muito material de estudo é gerado.

Nela, são considerados diversos pontos de vista e perspectivas. Também há muita pesquisa exploratória e de referência.

Depois dessa parte preliminar, tem início a imersão profunda, com entrevistas e trabalhos de campo, o que gera insights que serão usados depois.

2.0 Análise

Nesta fase do design thinking, é o momento de organizar as informações coletadas anteriormente. Aqui não existe fórmula, nem uma única maneira de organizar, o que você quer é encontrar padrões, maneiras de relacionar os dados e agrupá-los de maneira que façam sentido.

Para isso, o modelo de organização pode ser arbitrário, mas também lógico, recorrendo a abordagens visuais, gráficas, mapas mentais, toda a ajuda é bem-vinda. No final, é esperado que se obtenha um entendimento maior de como as informações se relacionam.

3.0 Ideação

Ideação Ou Ideation

Essa é a etapa na qual a equipe de trabalho começa a pensar em uma solução para o problema apresentado.

Aqui, é preciso entender que nenhuma solução é ideal.

Vão surgir inúmeras ideias, sempre tendo como base as necessidades identificadas nas fases anteriores.

Devem ser usados métodos para explorar ao máximo a criatividade dos colaboradores, que estimulem o pensamento fora da caixa.

Para que eles se sintam à vontade para apresentar até as ideias mais ousadas, não pode haver julgamentos de valores.

A equipe precisa ter a liberdade para experimentar e errar. Sim, errar, pois o medo da falha ou da crítica é o principal agente inibidor da criatividade e inovação.

Não se trata de incentivar o erro, mas sim a geração de possibilidades.

4.0 Prototipagem

Prototipação Ou Prototipagem

Várias pesquisas no Brasil e no mundo já mostraram que a maior parte das empresas, dos produtos e dos serviços que são lançados no mercado falham.

Nem sempre isso acontece por conta de uma negligência boba do empreendedor.

É que são tantas as variáveis envolvidas que, às vezes, só é possível conferir o resultado de uma ideia na prática.

Quem adota o design thinking não tem medo de assumir esse risco. Pelo contrário: o utiliza a favor do seu projeto.

A ideia do protótipo consiste em produzir um Mínimo Produto Viável, conhecido pela sigla MVP.

A partir das ideias geradas na etapa anterior, é criada uma versão simples do produto, que pode ser produzida rapidamente, sem gastar muitos recursos, em um período de testes.

O protótipo serve para sentir como a solução se comporta na prática.

Ela realmente atende às necessidades do consumidor final?

Temos aí uma oportunidade de responder a essa e outras perguntas.

O segredo é fazer um acompanhamento muito próximo de como se comporta o produto ou serviço criado, colhendo insights sobre o que funcionou e o que deve ser corrigido.

5.0 Testagem

Por fim, protótipo em mãos, é chegado o momento de testá-lo. Novamente, as pessoas são o grande foco desta abordagem. Logo, a melhor forma de garantir a eficiência da solução é implementá-la com aqueles que realmente são seu foco. É o equivalente a lançar uma versão beta da sua solução final, a fim de detectar possíveis erros, entender o que deu certo e o que precisa ser repensado e reprojetado.

Esta fase, juntamente com a anterior, corresponde ao teste dos diferentes métodos de solução do nosso quebra-cabeça hipotético. É na tentativa e erro que se vai construindo o modelo ideal e finalmente a imagem começa a tomar forma e você por fim o completa. Meus parabéns, encontrou a solução.

Dica:

Brainstorming

É uma reunião (de preferência feita com uma equipe multidisciplinar) na qual o único objetivo é pensar em ideias, apresentá-las e discuti-las.

A premissa é que seja um ambiente para ousadia completa, sem nenhum tipo de crítica ou julgamento.

A filtragem das ideias será feita em outro momento.

World Café

É um método de incentivo ao diálogo entre funcionários de diferentes setores e hierarquias, no qual um grande grupo é dividido em várias mesas (como em um café) e, de tempo em tempo, um membro é trocado.

A conversa – sobre um problema determinado previamente – contínua de onde parou, com um novo integrante na mesa.

Transformações culturais, demográficas, financeiras e tecnológicas acontecem cada vez mais rápido.

E é claro que tudo isso se reflete no mercado.

Assim, espero que o design thinking tenha se tornado claro para você, como também sua eficiência na busca por soluções. Nesse sentido, todo o processo de desenvolvimento e resolução de problemas só se transforma em solução a partir do protótipo. É é nesta fase que uma ajuda externa pode ser o ideal para garantir resultados mais satisfatórios.

Boa Sorte!

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