A abordagem por e-mails e whats costuma ser uma comunicação de via única, ou seja, você envia a mensagem, mas nem sempre ela gera o retorno, a resposta.
Ao contrário do cold call que temos inúmeras maneiras de fazer essa troca, transformar a comunicação em via dupla!
Quem nunca escreveu uma mensagem no In e ficou no “vácuo”?
Como funciona?
1. Faça o Social Selling normal: relacionamento + pedido de conexão + agradecimento.
2. Não comece a abordagem falando de você, da sua empresa ou com famoso clichê f“estamos ajudando” – “estamos conversando”;
3. Comece a abordagem com uma pergunta pedindo informação ou ajuda.
Exemplo:
• “Oi fulano, você que é gerente de RH, pode tirar uma dúvida?”
• “Fulano, estou com uma dúvida sobre a (empresa) você pode me ajudar?”
• “Fulano, acompanho a (empresa), mas tenho uma dúvida. Você consegue responder uma pergunta?”
• “Fulano, posso fazer uma pergunta sobre a área de tecnologia da (empresa)?
Qual é a grande sacada dessa estratégia? Despertar a curiosidade da pessoa sobre a sua pergunta e iniciar o diálogo!
4. Depois que a pessoa responder, cuidado para não jogar toda a estratégia com perguntas comerciais comuns.
Exemplo: supondo que você queria falar sobre software de gestão de RH:
Em vez de:
“você utilizam algum software de gestão de RH na empresa?”
Mude para:
“pela sua experiência, acredita que a maioria das empresas do porte da (empresa) já está investindo em tecnologia para RH ou ainda usam processos manuais?”
Observação:
Se o lead mostrou interesse construa mais algumas perguntas de necessidade e tente conduzir para o e-mail ou telefone porque com o dia a dia corrido ele pode deixar de responder e neste caso é mais difícil retomar.
Boa sorte!
0 Comentários