Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

27 de junho de 2020
última atualização em 27 de junho de 2020 às 11:06

COVID-19: COMO ESTÁ A FOTOGRAFIA E O SETOR DE EVENTOS 90 DIAS DEPOIS! UM RAIO X?

Imagem do dite da Bol

Não sendo alarmante só realista !
O mundo Mudou só você não quer ver.

Eventos de casamento. O impacto foi altíssimo. As festas de casamento e cerimonias tiveram forte efeito direto da pandemia. Sobretudo por envolver aglomeração. Em um primeiro momento vieram as remarcações e cancelamentos (que seguem ocorrendo diga-se de passagem em grande escala ).

Uma dura realidade :
É importante dizer que muitos fotógrafos,Djs,seguramças e etc, até mudaram ou estão mudando de profissão. E tem aqueles que simplesmente tem condições e vão esperar. Esses obviamente são a minoria. Resta saber se o setor de casamentos vai se transformar completamente de 2021 para frente. Será que a era das mega festas e dos orçamentos ainda mais justos será a nova norma?

Eventos de formatura – Grande impacto nesse mercado de formatura pois envolve aglomerações de pessoas. O ensino superior está sem uma previsão concreta de retorno e muitas universidades anunciando que vão manter um formato EAD até o fim do ano. O mercado de foto escola também foi atingido da mesma forma. Em São Paulo por exemplo o anúncio do retorno em setembro em um formato híbrido pode indicar como será mais para a parte final do ano. De qualquer forma, para a parte fotográfica a restrição foi gigantesca. As universidades particulares fizeram cortes de professores e o quadro de inadimplência de alunos é bem alto. O mesmo vale para a evasão. No estado de SP a inadimplência para o período passou de 70% e da evasão acima de 11% nas instituições particulares. Sem formaturas ou com antecipações que não preveem condições ideais para fotógrafos ou empresas de formatura o desafio ficou imenso. As empresas do ramo de formaturas (e de foto e vídeo) viram em boa parte seu faturamento zerar.

Imagem: freepik

Foto cabine – Altamente impactado assim como casamentos e formaturas. As foto cabines se viram paradas e sem trabalho. Alguns nesse setor buscaram alternativa com ofertas criativas para lives e impressão via hashtag. Outros viraram o negócio para impressão e entrega local. Embora sem dados oficiais muitos também já desistiram do mercado. E como tudo ultimamente outros viram como oportunidade para testar novas estratégias e modelos de negócio no online e na venda via apps de mensagens e com delivery.

O que vem por aí? Seria muita irresponsabilidade fazer qualquer tipo de previsão para os próximos meses. É fato que o reflexo os reflexos financeiros e toda a redução econômica. A grande questão é como ficará todo o mercado daqui para a frente. O cenário macro na economia é dos mais complexos com queda prevista para o PIB no país sendo a maior em 120 anos segundo números recentes divulgados por especialistas em economia e com base em informações divulgadas pelo FMI. Essa mistura de incerteza, milhões de desempregados e a sombra de novas ondas de casos do novo coronavírus não dá margens para muita animação.

Só posso dizer que o Mundo esta Mudando! e você?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.