Para se chegar ao êxito de um planejamento de vendas é mais do que importante a presença de um bom gerente de vendas, pois uma de suas funções consiste em decidir com antecipação o que deve ser feito, através de uma análise das situações interna e externa, fazendo uma previsão do que pode acontecer, preparando-se para atender e executar essa previsão e controlar o trabalho para que tais objetivos sejam alcançados.
Devemos Iniciar com um Levantamento dos Dados.
Consiste em analisar a situação atual no ambiente através de históricos, sistemas de informações e dados já armazenados. Também é necessário fazer um estudo detalhado do mercado em que se pretende explorar, iniciando pelo potencial de consumo desse mercado.
Planejamento da Equipe super importante
O gerente de vendas deve traçar os objetivos da equipe de vendas pensando como um dos passos mais importantes dentro de todo o planejamento. Neste momento, ele irá definir as qualidades e características de cada integrante de sua equipe.
Vale lembrar que hoje é necessária uma força de vendas especializada para que os objetivos sejam alcançados com êxito, por isso a importância de vendedores no organograma da empresa, uma vez que o vendedor entende as reais necessidades dos seus clientes e vende com a intenção de um relacionamento longo e não simplesmente fechar a venda.
Objetivos e Metas
No planejamento de vendas entendemos a influência em ter os objetivos e metas bem claros e definidos para toda a corporação, e o gestor precisa se atentar a estes cinco elementos antes de passar os objetivos e metas aos seus subordinados que são:
Metas especificas
Mensuráveis
Atingíveis
Realista e Tangíveis.
No caso, se o gestor não prestar atenção nestes elementos, poderá ter uma equipe desmotivada e sem força para atingir os resultados desejados.
Atividades para Alcançar os Objetivos
O gerente de vendas ou o profissional de vendas deverá fazer as seguintes perguntas antes de sair de casa:
A quem vender?
O que vender?
Qual o método de vendas mais apropriado.
Procurar respostas é necessário, pois é preciso entender o contexto para obter sucesso em vendas, no entanto, entendemos que o mínimo esforço por parte do vendedor para ter estas respostas, já trará resultados diferenciados e, conforme ele se aprimorar nestas respostas, aos poucos se tornará um melhor vendedor para a sua empresa, ganhando dinheiro e alcançando sua independência financeira!
Preparação e Monitoramento do Vendedor
Deve-se determinar os aspectos mais operacionais e quantificáveis para a execução do programa de vendas.
Pode-se estabelecer quotas de vendas, frequência e objetivos de cada visita aos diferentes clientes. Assim, um planejamento dará um objetivo e mostrará como chegaremos a este objetivo.
Entenda que, com o planejamento já é difícil alcançar o objetivo! Quem dirá a ausência do planejamento, pois torna-se quase traumático, dolorido e moroso para não dizer catastrófico.
O empoderamento concederá poder para o vendedor fazer a gestão dos clientes e trazer resultados concretos. Às empresas mais bem sucedidas vêm aplicando este tipo de gestão e os resultados são fantásticos.
Ferramenta que vão ajudar sua equipe:
Mochila;
Notebook;
Celular;
Crm;
E vamos para cima.
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