A Antártida, também denominada no Brasil por Antártica, é o mais meridional e o segundo menor dos continentes (maior apenas que a Austrália), com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica.
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-93,2 °C) foi registrada na Antártica, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.
E para encarar todo esse desafio, eis que um deodorense amigo nosso, militar de carreira da Marinha do Brasil, aportou nos mares gelados do sul.
O Sub-Oficial Natanael Rodrigues do Nascimento, que tem assim como eu, raízes fincadas no bairro da Poeira em Marechal Deodoro, é o desbravador que como outros militares do município, elevam ainda mais o nome da nossa terra querida.
A expedição a Antártida acontece neste início de ano, e tem a finalidade de realizar pesquisas oceanográficas, além de treinamentos militares para os nossos marinheiros.
Parabéns ‘Toninho’, pela perseverança e esforços em colaborar com a nação brasileira.
Fotos: reprodução do Facebook
Parabéns