Por André Marechal
Nos últimos tempos muito se ouve falar, especialmente aqui na cidade de Marechal Deodoro, de imparcialidade (ou parcialidade) da mídia, como forma de divulgar apenas o que realmente é de interesse do público, muitas vezes colocando em dúvida a credibilidade de alguns meios de comunicação.
Pois bem. Mas será que reconhecidamente exista na antiga capital do povo alagoano um espaço de informação: rádio, jornal, sites, etc, que trate a notícia de forma imparcial como andam dizendo? Peço a você que lê esta postagem neste momento, que reflita um pouco sobre a referida indagação.
Irei defender aqui a minha visão simplista, sem arrotar na cara de ninguém, sem apontar o dedo para meio de comunicação A ou B, até porque quem me conhece sabe que não é do meu feitio tal postura. Lembro: só sabe disso quem realmente me conhece.
Pelo jeito algumas pessoas, tendo uma mídia nas mãos, não sabem o significado de imparcialidade. E se sabem mais adotam posturas agressivas com a finalidade de desacreditar alguém, ou um meio de comunicação qualquer, estão na verdade sendo demagogos, buscando manipular os menos esclarecidos com um discurso ilusório, e que no fundo zela pelo interesse de alguém ou de algum grupo de ideologia político-partidária.
É bem pouco provável que um cidadão comum se preocupe em criar uma mídia com a ideia de fazer o que muitos não fazem, na visão deste. Ou seja, criar um espaço jornalístico que seja “imparcial” e que busque com recursos próprios sair atrás da notícia, ou até mesmo mostrando os desmandos dos poderes constituídos.
Coloquei o termo imparcial entre aspas propositalmente porque querem empurrar de goela a dentro do povo, uma mídia dita sem ligações políticas, sem interesses financeiros, com a finalidade exclusiva de alertar e bem informar a população. Olha que utopia linda não é minha gente?
Ai coloco mais indagações: Imparcialidade seria só mostrar o lado bom? Seria só mostrar o que não presta? O que está errado? Seria mostrar os problemas e apontar soluções? Ou seria um conjunto de todos os fatores?
Pelo jeito, para uma meia dúzia de pessoas aqui da cidade de Marechal Deodoro ser imparcial é ser crítico não-construtivo. É jogar poeira para cima e deixar o negócio feder. Quem quiser que se exploda!
Nessa visão é que coloco a manipulação por parte da mídia A ou B, com relação aquela parcela da população que infelizmente não está preparada para refletir sobre a atuação de cada espaço informacional.
Nunca falei para ninguém que o portal que faço parte é imparcial, até porque sou dos que defendem que não existe, pelo menos em Alagoas um meio comunicacional com essa característica . Na minha visão nem mesmo os grandes veículos de comunicação deste país são totalmente imparciais e isentos. Analisem vocês se não é verdade?
O que falta para uma determinada parcela da população deodorense é criar o hábito da reflexão sobre a realidade. Não basta apenas ler. Tem que ler e saber interpretar o que se está lendo.
Vejam em cada espaço de notícias da cidade quem está por trás da chamada “imparcialidade”. Acessem e leiam as matérias; vejam as fotos.
Reflitam sobre o que seria realmente a imparcialidade. Sobre o que estou pontuando nesta publicação, e após isso espero ter conseguido pelo menos despertar o interesse pelo tema.
Se isto acontecer, já será dado um grande passo para formar leitores virtuais que pelo menos saibam distinguir se determinado meio de comunicação A, B ou qualquer outra letra do alfabeto está ou não com a razão. Para que não arrotem pelos quatro cantos que só eles é que são imparciais.
As vezes tenho até pena de ver tanta demagogia.
Origem do termo Demagogia
Demagogia é um termo de origem grega que significa “arte ou poder de conduzir o povo”. É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político ou outras vantagens correlacionadas.
É a estratégia de condução político-ideológica, valendo-se da utilização de argumentos apelativos, emocionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais para proveito próprio.
Em geral, a demagogia está relacionada à negativa da deliberação racional, fazendo uso de uma das falhas da democracia, qual seja, manipular a maioria pelo uso de aparentes argumentos de senso comum entremeados com disjunções falaciosas.
Definição retirada do Wikipédia
Nota 10 para o seu comentário. Deixe-o na mídia por um longo período, para os que pensam “ser o dono da verdade” refletirem e aprenderem a respeitar mais as pessoas.
Falar que em Marechal Deodoro existe imparcialidade na mídia é o mesmo que acreditar que existe o “sacy pererê”, o que existe é a mídia que defende os que estão no governo, atrás de receber alguns trocados e os que fazem oposição ao governo , atrás de receber algo em troca, neste caso temos exceções. O problema é que unanimidade nessa seara não existe e não poderia existir.
Meu caro André,
Parabéns pelo sua coragem e cidadania com o comentário “Será que existe mesmo imparcialidade na mídia deodorense?” Suas observações sobre o assunto são um banho de água gelada nos que se acham donos da verdade, querem ser o 31 de fevereiro, e ainda acham que o resto das pessoas são idiotas. Imparcialidade é mostrar o que é bom e o que não presta, o que está certo e o que esta errado, elogiar quando possível, criticar quando necessário.