Não iremos falar aqui de uma possível disputa futebolística, esporte mais tradicional do país, quando destacamos no título os dois estados em tela.
Infelizmente a comparação diz respeito a violência que há anos vem assolando Alagoas e que em 2012 acomete de forma negativa o estado mais rico do Brasil, São Paulo.
Só que pelo que venho observando, aqui na nossa região a violência está tão banalizada que parece que ter 20 ou 3o homicídios por semana é coisa normal. Infelizmente essa é a realidade que vivenciamos hoje.
Para se ter uma ideia da situação, de acordo com os dados divulgados pela perícia oficial, entre os dias 10 e 11 de novembro o estado de Alagoas registrou 22 homicídios, enquanto São Paulo teve 19 mortes violentas, aquelas praticadas de forma direta contra a vida de outrem, utilizando para isso armas brancas ou de fogo.
É uma disputa horrível e só quem vem perdendo com isso somos nós enquanto população, desprotegida da segurança pública cada vez mais “capenga”.
A cidade de Marechal Deodoro particularmente, deve subir no ranking da violência caso os homicídios continuem a acontecer nas proporções atuais. Aliás, torcendo para que não haja mais homicídios pelo menos até o final do ano, coisa quase impossível de acontecer, as 45 mortes já registradas até agora daria uma média de 92 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Muito superior a média nacional.
Por isso, antes de nos preocuparmos com a violência em São Paulo temos que nos proteger da violência na nossa rua, no nosso bairro e na nossa cidade, porque o perigo está ao nosso lado.
0 Comentários