A partir desta quarta-feira, dia 01 de setembro de 2021, a empresa BRK Ambiental assume oficialmente o direito de explorar os serviços de saneamento básico (abastecimento de água e esgotamento sanitário), na cidade de Marechal Deodoro/AL, pelos próximos 35 anos. Ela vem para substituir a maior parte dos serviços que eram desenvolvidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE.
A autarquia pública (SAAE) caberá neste período, conforme foi informado a redação do Portal MN, manter os serviços de captação e tratamento da água, ficando a BRK incumbida de distribuir o líquido e operar a cobrança das contas dos usuários do sistema, incluindo os cortes do fornecimento por inadimplência.
Já a BRK em contrapartida se compromete em investir na universalização do abastecimento de água potável, o que já é uma realidade antiga no município. A grande pergunta da população é se a empresa vai conseguir resolver a situação dos esgotos estourados e poluindo regiões como o conjunto Gislene Matheus, Rua da Estiva e a Praia do Francês, como já foi mostrado em matérias anteriores.
Pelo menos tempo é o que não vai faltar para a BRK já que serão três décadas e meia para ‘administrar’ os muitos recursos financeiros gerados pelo SAAE, como é de conhecimento de toda população deodorense. Só o investimento do Governo Federal na nova captação de água no Rio do Niquim, na fazenda Rio Branco, giraria em torno de R$ 20 milhões e cujas obras encontram-se paradas, restando para a população os buracos em via pública, como os da ladeira do Carmo.
Já a efetividade dos cortes no abastecimento por inadimplência isso deverá ser pontual, o que atingirá principalmente as comunidades mais carentes da antiga capital dos alagoanos.
Em tempo
Após a publicação da matéria, fomos informados que a nova empresa vai operar em 100% os serviços no município, incluindo a captação e o tratamento da água a ser consumida pela população deodorense.
0 Comentários