Quem não lembra dos antigos desfiles cívico-militar que acontecia na cidade de Marechal Deodoro há alguns anos atrás?
Aquelas pessoas que assim como eu já passou dos trinta, deve se lembrar como eram estes desfiles de 7 setembro. As escolas se preparavam meses antes para fazer bonito com seus alunos desfilando pelas ruas estreitas do centro histórico e orla lagunar.
Era uma tradição maravilhosa e eu lembro que desfilávamos com as bicicletas enfeitadas com as cores da bandeira nacional. Aquele monte de garotos, cada um com a bicicleta mais enfeitada do que a outra. Era uma disputa saudável.
Quem não tinha bicicleta pedia emprestado. Tudo para não perder o desfile de 7 de setembro que era uma das datas mais esperadas pela população local.
Um outro costume era o de ir para Maceió comprar roupa nova só para ir prestigiar o evento e passar uma tarde diferente em família ou com os amigos.
Infelizmente hoje a única comemoração que vemos é o aniversário da Santa Cecília. Se não fosse isso eu acredito que o feriado dedicado a Independência do Brasil seria apenas mais um. Caído no total esquecimento das tradições culturais que por aqui existiam.
É uma pena que a cada ano que passa vamos perdendo essas tradições e empobrecendo as nossas concepções acerca da nossa história, tão rica em um passado bem próximo e que parece ficar cada vez mais distante, principalmente da juventude atual.
Pois é André. Não só em Marechal acontece o devido fato. Mas, acredito que em geral a POPULAÇÃO não está nem um pouco interessada em ver e nem ao menos participar de tão grande evento. Se você perguntar a muitos jovens da atualidade se querem participar a resposta sem dúvida é não! A maioria participa por incentivo de uma nota na escola.
Pois eu amo as tradições de nossa cidade, embora estejam a mais de três anos esquecida.
Saudades da minha infância, desfilando pelas ruas da cidade em 5 de agosto, 7 de setembro, 15 de novembro…
Quanta coisa se perdeu da nossa história, isso é muito triste. Hoje em dia muitas pessoas nem sabem o que se comemoram nessas datas.
É, André sinto falta desses desfiles,pois nessas épocas eu como mãe arrumava meus filhos e os levava para prestigiar aqueles momentos cívicos,os quais serviam de inspiração para eles no futuro como cidadãos.
o desfile desse ano parecia caminhada partidária Política.
Andre
Parabéns pelo registro de falta de comprometimento de nossas autoridades municipais com as tradicões culturais em nosso Municipio. Um POVO sem historia e tradiçāo é um POVO sem identidade.
Sabe andre as coisas ai em marechal mudou muito,acho q o povo esqueceu das nossa tradicoes, participei batante de varios desfile ai em marechal o pessoal ia para as porta assisti ao desfile ERA UMA EPOCA MUITO BOA.